Uma plataforma de professores da Nova Educação!

Barra de São Francisco

Case de sucesso com a utilização da Metodologia Sapion.

+

1. O Cenário Encontrado

A rede municipal de educação de Barra de São Francisco compreende 35 escolas, 600 educadores e quase 6.000 alunos. Essa comunidade articula uma demanda imensurável de conteúdos formativos, tais como componentes curriculares ordinários, educação ambiental, educação especial, educação inclusiva e as novas tecnologias e seus usos. Os professores são diariamente desafiados a apresentar uma nova performance, que responda instantaneamente a essa demanda apresentada pela comunidade discente e seus familiares. Mas algo estava errado!

O município vinha alcançando índices muito baixos nas avaliações de larga escala. Tomando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como referência, a rede estava entre as últimas na Região Noroeste. Nos anos iniciais estava em 33º lugar no ES e nos anos finais o cenário era pior ainda, pois figurava em 51º lugar. Esses resultados ostentavam pouca ou nenhuma variação na última década. Algo precisava ser feito!

2. O que foi feito

A rede municipal de educação de Barra de São Francisco compreende 35 escolas, 600 educadores e quase 6.000 alunos. Essa comunidade articula uma demanda imensurável de conteúdos formativos, tais como componentes curriculares ordinários, educação ambiental, educação especial, educação inclusiva e as novas tecnologias e seus usos. Os professores são diariamente desafiados a apresentar uma nova performance, que responda instantaneamente a essa demanda apresentada pela comunidade discente e seus familiares. Mas algo estava errado!

O município vinha alcançando índices muito baixos nas avaliações de larga escala. Tomando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como referência, a rede estava entre as últimas na Região Noroeste. Nos anos iniciais estava em 33º lugar no ES e nos anos finais o cenário era pior ainda, pois figurava em 51º lugar. Esses resultados ostentavam pouca ou nenhuma variação na última década. Algo precisava ser feito!

Revisão e adequação do PME (Plano Municipal de Educação)

Adequação das Diretrizes Curriculares à luz da BNCC, do Currículo Estadual e das especificidades da rede municipal

Realização de Seminários Pedagógicos de impacto com pesquisadores de referência nacional

Formação continuada para todos os profissionais da rede municipal de forma ininterrupta. Nesse tópico, foi dada uma atenção especial à formação dos gestores numa perspectiva pedagógica e administrativa

Execução do Projeto Superando Desafios, que propunha ações específicas para os alunos do 5º, 8º e 9º ano, preparando-lhes para a Prova Brasil

Além dessas ações, foi uma estabelecida uma comunicação fluente entre Secretaria de Educação, escolas e as famílias dos estudantes. Todos começaram a atuar a partir da mesma perspectiva: melhorar a qualidade do ensino oferecido

3. Os principais resultados

Os resultados vieram de forma rápida, pois a condução da gestão educacional apresentava um rumo muito bem definido. Após 18 meses de trabalho intenso de todos os profissionais envolvidos, o munícipio deu um salto no IDEB:

Ensino Fundamental 1 (5º ano)

Ensino Fundamental 2 (9º ano)

O que dizem os clientes

plugins premium WordPress