Uma plataforma de professores da Nova Educação!

Como aperfeiçoar a gestão escolar

Compartilhe este conteúdo:

Sumário

Embora muitas instituições de ensino realizem grandes esforços para uma boa gestão, ainda assim encontram muitas dificuldades. É comum que problemas compliquem o gerenciamento educacional, acarretando em falhas no final do processo e objetivo da educação que é aprendizagem dos alunos. Sendo assim, erros sistemáticos podem comprometer a instituição. Portanto, a automatização do sistema de gestão é um trabalho árduo, mas que apresenta vantagens como:

  • Alternativas que integram processos e departamentos;
  • Análises gerenciais e do desempenho educacional;
  • Motivação profissional;
  • Transparência na comunicação.

Esses são fatores podem ter o auxílio de softwares de gestão, que ajudam a reduzir custos operacionais, automatizar processos e reverter situações, o que facilita a tomada de decisão e descomplica os atendimentos.

O aperfeiçoamento da gestão escolar em uma instituição de ensino pode ser um desafio, por isso reunimos abaixo 4 dicas de como buscar uma gestão escolar eficiente.

Planejamento

O primeiro passo é o planejamento. Para tudo que fazemos, é necessário planejar com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e, com a gestão escolar, não é diferente. É importante buscar listar todas as mudanças que serão realizadas e criar um cronograma de adaptação, evitando que uma alteração brusca na rotina de alunos e corpo decente possa ter influências negativas.

Atenção às mudanças

Vivemos em uma era de contínuas mudanças e essa realidade também se aplica ao meio pedagógico. O gestor deve estar atento as novidades que venham a surgir e aberto para abraçar algumas dessas alterações. Isso auxilia na evolução do ambiente escolar e na melhora dos resultados dos alunos como um todo, que estarão preparados para lidar com os novos desafios impostos pela sociedade.

Treinamento e capacitação

Uma das principais dificuldades de inserir uma mudança no modo de gestão de uma instituição de ensino é a resistência do corpo docente e demais profissionais que desenvolvem as atividades de apoio da organização. É preciso demonstrar aos colaboradores o valor agregado por uma mudança tão grande e isso pode ser conquistado por meio de treinamentos, capacitações, palestras e eventos voltados para a gestão escolar.

Descentralização da gestão

Um erro cometido por muitos gestores de instituições de ensino é tomar par si toda a responsabilidade acerca de qualquer assunto relacionado a instituição, desde o conteúdo pedagógico até uma determinada reforma no ambiente escolar. No entanto, manter sobre si o peso de todas as decisões pode sobrecarregar o administrador, além do fato de que ninguém tem conhecimentos apropriados para tomar as melhores decisões em todos os assuntos.

O ideal é dividir a responsabilidade e delegar decisões simples a outros colaboradores, realizando a descentralização da gestão. Essa ação facilita o melhor gerenciamento dos recursos e permite que o gestor demande um maior tempo para atividades estratégicas.

Hoje é comprovado que a gestão escolar tem papel fundamental para melhorar os resultados de uma instituição de ensino. A gestão da educação que envolve a gestão de todos os processos de ensino também é utilizada nos processos de aprendizagem para melhorar as condições dos alunos. Sendo assim, a melhoria da gestão escolar busca garantir o nível e qualidade de desempenho dos alunos e o envolvimento de toca a comunidade escolar na tarefa de tornar a escola um ambiente escolar eficaz.

Picture of Israel Boniek

Israel Boniek

Especialista em Gestão Escolar e na abordagem de Reggio Emília para a Educação Infantil.
plugins premium WordPress